Otis Spann nasceu em Jackson, Mississippi, e chegou em Chicago provavelmente aos 22 anos, pois há uma dúvida se nasceu em 1924 ou 1930. Lá ele tocou em diversos clubes e seu estilo atraiu admiradores. Lançou alguns singles pela gravadora Chess e em 1952 entrou para a banda de Muddy Waters, na qual se tornou o membro mais perene até 1968. Ele também gravou com Howlin' Wolf, Little Walter e outros músicos da Chess.
Spann tinha muitos fãs na Inglaterra e em 1964 gravou um disco lá com Eric Clapton. Imediatamente após ele gravou "The Blues Never Die!" numa única sessão de um dia inteiro. Aqui está toda a banda de Muddy Waters daqueles dias, incluindo o próprio Waters sob o pseudônimo de "Dirty River". Isso porque Waters tinha contrato com a Chess e o álbum foi gravado pelo selo Prestige. Nele, Spann divide as composições e os vocais com o mestre da gaita James Cotton.
Pela qualidade das músicas e pela soma de tantos talentos "The Blues Never Die!" frequenta todas as listas dos melhores discos de blues.
Otis Spann - piano, vocal (1, 2, 5, 8, 9)
James Cotton - harmônica, vocal (3, 4, 6, 7, 11)
Dirty Rivers (Muddy Waters) - guitarra
James Madison - guitarra
Milton Rector - baixo
S.P. Leary - bateria
1 The Blues Never Die
2 I Got A Feeling
3 One More Mile To Go [James Cotton]
4 Feelin' Good [James Cotton]
5 After Awhile
6 Dust My Broom [Elmore James]
7 Straighten Up, Baby [James Cotton]
8 Come On
9 Must Have Been The Devil
10 Lightnin' [James Cotton]
11 I'm Ready [Willie Dixon]