Quando surgiram rumores de que Ginger Baker estava se associando aos irmãos Adrian e Paul Gurvitz houve um certo rebuliço. Afinal, eram três dos mais duros e comprometidos músicos da época e esperava-se uma banda afiada e explosiva. Os fãs não se decepcionariam. O resultado foi o primeiro trio realmente "power" desde o fim da Cream.
Baker tinha desmanchado sua banda Ginger Baker's Airforce e estava a procura de um caminho. Foi para a Africa explorar o Sahara num Land Rover, estudou os instrumentos de percussão e os ritmos de lá e fez umas coisas com o Fela Kuti.
Com os irmãos Gurvitz não foi muito diferente. Eles tinham feito sucesso com a banda Gun mas estavam à procura de um novo caminho.
O guitarrista Adrian e o baixista Paul iniciaram a carreira com o nome de Curtis, mas logo mudaram para o nome de família. A primeira banda profissional foi a The Knack e quando o tecladista saiu, eles seguiram em trio como "Gun". Adrian estava com apenas 17 anos mas já tinha tocado com Screaming Lord Sutch. A Gun foi descoberta por Ronnie Scott, proprietário do famoso clube de Londres que leva seu nome. Eles gravaram vários singles mas acabaram mudando de direção e fundaram a banda Three Man Army. O passo mais ambicioso foi quando decidiram substituir o baterista por ninguém menos que Ginger Baker.
Esse disco de estréia é um clássico do puro hard-rock, acrescido de algumas experiências que Baker trouxe da África. A faixa Mad Jack, por exemplo, conta a historia de uma corrida de carros que fez por lá. Para ela Baker gravou sons de pneus queimando usando seu próprio Jensen FF de estimação.
Ginger Baker - bateria, percussão,vibrafone, vocal
Adrian Gurvitz - guitarra, vocal
Paul Gurvitz - baixo, vocal
Madeline Bell - vocal
Rosetta Hightower - vocal
Barry St. John - vocal
Liza Strike - vocal
1 Help Me
2 Love Is
3 Memory Lane
4 Inside of Me
5 I Wanna Live Again
6 Mad Jack
7 4 Phil
8 Since Beginning
9 Memory Lane (Live Version)