A Grand Funk Railroad às vezes encurtava seu nome, como nesse álbum de 1973. Ela vinha colecionando sucessos e arregimentando uma legião de fãs desde 1969, quando, em meados de 1971, desconfiou dos atos administrativos e fiscais do seu agente. Seguiu-se uma batalha judicial que pôs até os direitos autorais da banda em risco. Passada a tormenta, a Grand Funk ressurgiu com um álbum que tem um título mais que adequado: Phoenix.
Brewer, Farner e Schacher eram ótimos mas tinham lá suas limitações como instrumentistas, e para suprir isso convidaram Peter Frampton, que deixara a Humble Pie. Ele declinou em favor da sua carreira solo e o plano B foi convidar um tecladista. Nisso, Craig Frost revelou-se mais que competente. Frost tocou como convidado no álbum Phoenix e foi efetivado para a gravação de "We're An American Band". Outra adição importante foi a de Todd Rundgren como produtor. Como artista, ele soube dar autonomia à banda, dentro uma produção caprichada que cobriu aquelas tais deficiências dos caras com eco.
O antigo agente, aquele processado, ainda tentou melar o lançamento do disco com ameaças de processos até para os varejistas, mas sifú de novo.
Esse disco chegou ao segundo lugar nas paradas, recebeu boas críticas e provou que o público fiel à banda tinha razão.
Don Brewer - bateria, percussão, vocal
Mark Farner - voca, guitarra, violão, piano elétrico (3), percussão
Mel Schacher - baixo
Craig Frost - órgão, Clavinet, piano elétrico, Moog
1 We're An American Band
2 Stop Lookin' Back
3 Creepin'
4 Black Licorice
5 The Railroad
6 Ain't Got Nobody
7 Walk Like A Man
8 Loneliest Rider
9 Hooray
10 The End
11 Stop Lookin' Back (Acoustic Mix)
12 We're An American Band (2002 Remix)