Não faltaria quem dissesse que dois malucos juntos não teria como dar certo. Mas deu. Zappa e Beefheart eram amigos de infância e sempre trocaram figurinhas. Zappa foi o responsável pela carreira musical do amigo e produziu seu grande clássico Trout Mascara Replica. Eles ainda tinham a mesma queda pela anarquia e pelo humor. Mas em 72 Beefheart queixou-se que o amigo tentava vendê-lo como uma esquisitice. Bem, o que pensar de um cara que viajava com tudo o que possuía no mundo em sacolas de loja? E que frequentemente as esquecia?
Em 1975 Captain Beefheart estava sem sua Magic Band por problemas contratuais — tinha o hábito de assinar qualquer papel sem ler. Ele estava pensando em abandonar a música e estava abusando do álcool também. Então Zappa o convidou para a turnê Bongo Fury que originou este álbum gravado ao vivo numa cervejaria de Austin, Texas.
De cara, percebe-se a intensidade da interpretação que Beefheart dá às letras de Zappa. Consta que ele constantemente reclamava do volume pois não conseguia ouvir a própria voz. Aparentemente ele forçava a musculatura da garganta e do pescoço ao ponto de prejudicar a própria audição.
Frank Zappa - guitarra, vocal
Captain Beefheart (Don Van Vliet) - harmônica, vocal
George Duke - teclados, vocal
Denny Walley - guitarra slide, vocal
Napoleon Murphy Brock - sax, vocal
Bruce Fowler - trombone
Tom Fowler - baixo
Chester Thompson - bateria (5, 6)
Terry Bozzio - bateria
1 Debra Kadabra
2 Carolina Hard-Core Ecstasy
3 Sam With The Showing Scalp Flat Top
4 Poofter's Froth Wyoming Plans Ahead
5 200 Years Old
6 Cucamonga
7 Advance Romance
8 Man With The Woman Head
9 Muffin Man