No início dos anos 60 o blues já estava sombreado pelo rock quando aconteceu o "folk revival", tornando as coisas ainda mais difíceis para os músicos. Na esteira desse "revival" surgiu o festival de Newport, no extremo nordeste americano, inspirado no Newport Jazz que já existia há algum tempo.
A grande questão era "O quê é folk, afinal?". De repente tudo era folk e o surgimento de Bob Dylan e Joan Baez confundiu ainda mais. Bob Segger disse que estavam apenas colocando novas palavras em velhas melodias.
Os organizadores do festival então quiseram aprimorar a autenticidade pela diversidade das raízes. Assim, convidaram expoentes do blues, mesmo que a plateia fosse predominantemente jovem e branca. E em nome da autenticidade chegaram ao ridículo de exigir que Muddy Waters, John Lee Hooker e Lightnin' Hopkins se apresentassem ao violão, sendo que desde os anos quarenta eles já vinham se dedicando à guitarra elétrica. Nenhum deles estava em posição de recusar um palco, mas Hopkins foi bastante crítico. Ele escreveu que lá no norte tudo era blues, mesmo o que não era, e, da mesma forma, tudo era folk. Disse que os músicos brancos podiam tocar blues muito bem mas não tinham voz para cantá-lo, pois não cresceram nele, não vivam o blues. Ironicamente, Hopkins foi introduzido ao palco na edição de 1965 pelo Mike Bloomfield, branco e filho de um milionário. Nova ironia, mais adiante aconteceu o "blues revival" e todos estavam devidamente plugados novamente, e enaltecidos como mestres que são.
Lightnin' Hopkins - vocal, violão
Sam Lay - bateria
1 Introduction By Michael Bloomfield
2 Where Can I Find My Baby? Lightnin'
3 Baby Please Don't Go
4 Mojo Hand
5 Trouble In Mind
6 The Woman I'm Loving, She's Taken My Appetite
7 Come On Baby
8 Cotton Patch Blues
9 Instrumental
10 Jealous Of My Wife
11 Every Day About This Time (Instrumental)
12 Shake That Thing