A banda americana The Residents parece ter vindo do nada. Até mesmo a identidade dos seus membros é desconhecida, menos a de um: Hardy Fox, que se aposentou da banda em 2017 e revelou fazer parte dela desde os anos 70. Fez isso porque estava com um câncer no cérebro e sabia que iria morrer — e publicou o próprio obituário antecipado.
O nome da banda também surgiu do acaso quando eles enviaram anonimamente uma fita demo para a Warner e a Warner respondeu ao endereço do remetente como "aos residentes".
Essencialmente, eles soam como nenhuma outra banda. Provavelmente a comparação mais próxima seria com os primeiros álbuns de Mothers of Invention, como We're Only in it for the Money ou Lumpy Gravy. Embora as influências musicais de Zappa sejam geralmente bastante fáceis de refazer, a falta de referências musicais óbvias e a falta de convenções musicais parece maior nos álbuns da The Residents. Sobram anarquia e subversão, contudo.
Duck Stab é o quinto álbum da banda e talvez o mais popular. Kraftwerk e Devo vem a mente mas não há comparação possível. Também é pouco provável que se possa ouví-lo inteiro numa única sessão porque ele, de tão desafiador, pode desafiar a paciência. Mas a perseverança provará ser um álbum inteligente e importante.
Convidados:
Snakefinger (Philip Charles Lithman) - vocal, guitarra
Ruby - vocal (The Electrocutioner)
Duck Stab:
1 Constantinople
2 Sinister Exaggerator
3 The Booker Tease
4 Blue Rosebuds
5 Laughing Song
6 Bach Is Dead
7 Elvis And His Boss
8 Lizard Lady
9 Semolina
10 Birthday Boy
11 Weight-Lifting Lulu
12 Krafty Cheese
13 Hello Skinny
14 The Electrocutioner
Goosebump, 1980:
15 Disaster
16 Plants
17 Farmers
18 Twinkle