Ten Years After foi uma das bandas mais importantes da segunda onda do 'blues boom' britânico, ao lada da Fleetwood Mac de Peter Green, da Savoy Brown e da Chicken Shack. Ela foi formada em 1965 sob o nome The Jaybirds e no ano seguinte mudou para TYA, uma referência cronológica aos dez anos do surgimento do rock. Porém suas raízes estão bem mais distantes no tempo; mais precisamente no tempo de Willie Dixon, John Lee Hooker, Sonny Boy Williamson, etc... Mas não só no blues, no jazz também. Os pais de Alvin Lee eram fãs de jazz e blues, e o primeiro instrumento dele foi o clarinete. Sua admiração por Charlie Christian é que o fez mudar para a guitarra. Christian, aliás, foi uma forte influência para Jimi Hendrix também. O baixista Leo Lyons também gostava de jazz, especialmente do trabalho de Scott LaFaro, o parceiro de Bill Evans. Não por acaso, está aí a faixa 15 do jazzista Woody Herman.
A banda criou sua reputação baseada nas apresentações altamente energizadas e no virtuosismo de Alvin. Por sua vez, ele inspirou-se no estilo de Clapton, só que acelerou tanto as coisas que recebeu o apelido de "a guitarra mais rápida do oeste".
Esse é o disco de estréia, fez sucesso, mas o estrelato veio dois anos depois (Two Years After?) no Festival de Woodstock.
Alvin Lee - guitarra, vocal, harmônica
Chick Churchill - teclados (1 à 7, 9)
Leo Lyons - baixo
Ric Lee - bateria
Gus Dudgeon - percussão
com:
Willie Dixon - contra-baixo (9)
1 I Want To Know
2 I Can't Keep From Crying, Sometimes [Al Kooper]
3 Adventures Of A Young Organ
4 Spoonful [Willie Dixon]
5 Losing The Dogs
6 Feel It For Me
7 Love Until I Die
8 Don't Want You Woman
9 Help Me [Willie Dixon]
10 Portable People
11 The Sounds
12 Rock Your Mama
13 Spider In My Web
14 Hold Me Tight
15 Woodchoppers Ball [Woody Herman]