A The Who não tinha a musicalidade da Beatles ou o apelo sexual da Stones, nem a aura épica da Led Zeppelin. Mas ela foi a melhor expressão para as turbulências dos jovens, e continua sendo para as dos jovens que habitam o interior dos caras velhos. Esses quatro passaram longe de terem uma convivência harmoniosa entre si e, pelo contrário, eram quatro personalidades distintas vivendo em conflito. E esse conflito pode ter sido a razão de tamanha energia. Pete Townshend, o principal compositor, sempre pretendeu entrar na cabeça dos jovens daquela época, filhos da austeridade do pós-guerra, e dar-lhes uma voz, mesmo que fosse gaga e raivosa, e mesmo que saísse de uma banda mod, como era no início. A principal influência de Townshend nessa missão foi Bob Dylan. Falando em influência, a primeira banda de Townshend e Entwistle era de jazz. As músicas de My Generation, ao contrário do que aparentam, foram cuidadosamente elaboradas, especialmente a faixa título. Ideologicamente, ela recebeu inspiração de um conto escrito oitenta anos antes pelo americano Herman Melville chamado Billy Budd, cujo personagem, imerso em fúria, era gago. Segundo Townshend, ela foi inicialmente composta como um blues falado, inspirada pela música Talkin' New York Blues de Jimmy Reed. Numa segunda etapa ela voltou-se ao folk, como o de Dylan, e seguiu por mais seis etapas. A guitarra é fortemente rítmica, enfatizando a estrutura dos acordes em vez da linha melódica. Em contrapartida, Entwistle fez a melhor performance de baixo gravada até então. Ele escolheu um baixo Danelectro que tinha cordas muito finas que faziam soar como um piano. O problema é que não se encontravam essas cordas para comprar e ele acabou com três desses baixos, só pelas cordas. O último deles estourou nos acordes finais e a gravação terminou com um Jazz Bass.
O disco todo venera o rhythm and blues americano, com duas faixas de James Brown e uma de Bo Diddley, inclusive. Outra faixa, "It's Not True" é uma fantasia sobre Chuck Berry dirigindo como louco para fugir da lei.
Frustrações, raiva e violência traduzidas em distorções e acordes vibrantes.
Pete Townshend - guitarra
Roger Daltrey - vocal
John Entwistle - baixo
Keith Moon - bateria
1 Out In The Street
2 I Don't Mind (James Brown)
3 The Good's Gone
4 La-La-La Lies
5 Much Too Much
6 My Generation
7 The Kids Are Alright
8 Please, Please, Please (James Brown)
9 It's Not True
10 I'm A Man (Bo Diddley)
11 A Legal Matter
12 The Ox
Bonus:
13 Circles
14 I Can't Explain (single)
15 Bald Headed Woman
16 Daddy Rolling Stone
17 Leaving Here (Alternate)
18 Lubie (Come Back Home)
19 Shout And Shimmy
20 (Love Is Like A) Heat Wave
21 Motoring
22 Anytime You Want Me
23 Anyway Anyhow Anywhere (Alternate single)
24 Instant Party Mixture
25 I Don't Mind (Full Length Version)
26 The Good's Gone (Full Length Version)
27 My Generation (Instrumental Version)
28 Anytime You Want Me (A Capella Version)
29 A Legal Matter (Mono)
30 My Generation (Mono)
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