Antes da internet, dos fóruns, sites e comunidades, as poucas publicações que chegavam ao Brasil falando sobre Rock Progressivo já traziam a fatídica pergunta: "Mas , afinal, o que é Rock Progressivo?". Então é provável que a pergunta tenha os mesmos 50 anos que o gênero está completando e a minha resposta pessoal é que Rock Progressivo é esse álbum.
Fish era o apelido do Chris Squire e o "fora d'água" deduz-se fácil. O porquê dele e dos colegas terem lançado discos solo tem respostas variadas. A mais comum é que eles tinham lançado oito discos em cinco anos, estavam cansados e para relaxar... foram lançar discos.
Na minha opinião, Fish Out Of Water é uma obra monumental e eterna. Ele é um álbum atemporal. Mesmo o Patrick Moraz, que era useiro e vezeiro dos sintetizadores ARP que acabaram com o som datado, aqui usa os Moogs e parece-se como nunca com Rick Wakeman. Da King Crimson vieram Bill Bruford e Mel Collins. Da Caravan veio Jimmy Hastings com seu acento Canterbury. Andrew Jackman era companheiro de Squire na banda The Syn, pré-Yes.
Fish Out Of Water deveria estar no topo daquelas listas dos álbuns que você deve ouvir antes de morrer. Não está, lamentavelmente.
Chris Squire - baixos: Rickenbacker 4001, Rickenbacker 8 cordas, Fender Jazz Bass, Fender Telecaster, Gibson Thunderbird, Gibson SG double-neck 4 & 6 cordas, guitarra elétrica 12 cordas, vocal
Andrew Pryce Jackman - piano, piano elétrico, regência
Barry Rose - órgão tubular
Patrick Moraz - órgão, sintetizadores, sintetizador baixo
Jimmy Hastings - flauta
Mel Collins - sax
John Wilbraham - lider da seção de metais
Jim Buck - lider da seção de trompas
Julian Gaillard - líder da seção de cordas
Adrian Brett - líder da seção de sopros de madeira
Nikki Squire - backing vocal
Bill Bruford - bateria e percussão
1 Hold Out Your Hand
2 You By My Side
3 Silently Falling
4 Lucky Seven
5 Safe (Canon Song)
6 comentários:
https://www.mediafire.com/file/byai28f3d5k9de9/ChrSquFish.zip
"Na minha opinião, Fish Out Of Water é uma obra monumental e eterna." Na minha também. Eu amo a banda Yes, minha preferida, e considero Mr. Squire o melhor baixista e backing vocals do universo progressivo. Esse disco é maravilindo do início ao fim.
Valeu Alexandre!
Marcelo, parabéns pelo excelente acervo (e bom gosto) e muito, MUITO obrigado!
Obrigado a você, Thin.
Excelente
Postar um comentário